Você sabe o que acontece com seu voto depois da urna?

Sabe aquela caixinha na qual você deposita o seu voto, a urna eletrônica? Já se perguntou o que acontece depois que você aperta “confirma” e vai pra casa? É complicado, especialmente porque a maioria da população não tem conhecimento de programação e eletrônica para saber sequer questionar a confiabilidade da urna… O jeito, então, é torcer para que não haja fraude… ou assistir a esta entrevista com Diego Aranha, ex-professor da UnB e atual professor da UniCamp, onde ele explica um pouco sobre a confiabilidade da urna eletrônica.

Diego explica que realizou testes em cima da urna eletrônica e encontrou diversas falhas de segurança. “As falhas tinham implicação tanto no sigilo do voto como na integridade dos resultados”, diz. Em outras palavras, o software da urna permite a manipulação indevida do resultado da eleição.
O entrevistado propõe uma solução para a questão da integridade dos votos. Através de uma motivação chamada “Você Fiscal”, os eleitores podem tirar uma foto do comprovante de voto, e com isso, ajudar na fiscalização do resultado da eleição. O projeto é explicado com mais detalhes no link abaixo:
http://catarse.me/pt/VoceFiscal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s