A estrutura da UnBall

A equipe UnBall possui duas áreas principais de desenvolvimento: hardwaresoftware.

A área de hardware é responsável pelo desenvolvimento da parte física dos robôs que irão jogar, isto é, projetar a mecânica e a eletrônica. A mecânica é o que irá, de fato, fazer o robô interagir com o mundo e jogar futebol, como seu chassi, seus motores e suas rodas. A mecânica constrói o corpo do robô. São tarefas da parte de mecânica: selecionar motores e rodas apropriadas, projetar a conexão entre as rodas e os eixos motores, projetar o chassi que sustenta o robô e fabricar o chassi.

Projeto mecânico no SolidWorks

Projeto mecânico da UnBall, em 2012, no SolidWorks

A eletrônica, por sua vez, é interface entre o software e a mecânica dos robôs. Assim, é a eletrônica que ativa os motores e controla os robôs para que executem de maneira apropriada os comandos enviados, como mover, girar ou chutar. A eletrônica constitui o cérebro do robô. Entre as suas tarefas, estão: selecionar componentes eletrônicos, projetar placas de circuito impresso e programar o firmware.

Robô da UnBall com placa eletrônica no topo

Robô da UnBall com placa eletrônica no topo

A área de software é responsável pelo desenvolvimento do sistema computacional que irá interpretar o jogo e controlar o time de robôs de forma autônoma, ou seja, sem interferência humana. A parte de visão computacional utiliza câmeras e outros sensores para identificar a posição dos robôs, identificar qual o time do robô, qual deles detém a posse da bola no campo e, assim, interpretar qual é a situação do jogo. A visão computacional enxerga o jogo.

Visão computacional identificando robôs

Visão computacional identificando robôs

Por fim, a estratégia é parte do software da equipe. Utilizando técnicas de inteligência artificial, a estratégia define quais jogadas o time irá utilizar e coordena as ações do robôs buscando marcar a maior quantidade de gols possível e defendendo para evitar que o time adversário marque gols. Em outras palavras, a estratégia é a mente do time.

Gostou de conhecer como funciona a UnBall? Fique ligado nos próximos posts!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s