A equipe UnBall possui duas áreas principais de desenvolvimento: hardware e software.
A área de hardware é responsável pelo desenvolvimento da parte física dos robôs que irão jogar, isto é, projetar a mecânica e a eletrônica. A mecânica é o que irá, de fato, fazer o robô interagir com o mundo e jogar futebol, como seu chassi, seus motores e suas rodas. A mecânica constrói o corpo do robô. São tarefas da parte de mecânica: selecionar motores e rodas apropriadas, projetar a conexão entre as rodas e os eixos motores, projetar o chassi que sustenta o robô e fabricar o chassi.
A eletrônica, por sua vez, é interface entre o software e a mecânica dos robôs. Assim, é a eletrônica que ativa os motores e controla os robôs para que executem de maneira apropriada os comandos enviados, como mover, girar ou chutar. A eletrônica constitui o cérebro do robô. Entre as suas tarefas, estão: selecionar componentes eletrônicos, projetar placas de circuito impresso e programar o firmware.
A área de software é responsável pelo desenvolvimento do sistema computacional que irá interpretar o jogo e controlar o time de robôs de forma autônoma, ou seja, sem interferência humana. A parte de visão computacional utiliza câmeras e outros sensores para identificar a posição dos robôs, identificar qual o time do robô, qual deles detém a posse da bola no campo e, assim, interpretar qual é a situação do jogo. A visão computacional enxerga o jogo.
Por fim, a estratégia é parte do software da equipe. Utilizando técnicas de inteligência artificial, a estratégia define quais jogadas o time irá utilizar e coordena as ações do robôs buscando marcar a maior quantidade de gols possível e defendendo para evitar que o time adversário marque gols. Em outras palavras, a estratégia é a mente do time.
Gostou de conhecer como funciona a UnBall? Fique ligado nos próximos posts!
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